terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO: ESPAÇOS E POSSIBILIDADES

Centro de Apoio para a Educação a Distância de São Francisco de Paula, da Universidade Aberta do Brasil, juntamente com a Administração Municipal a oferta do curso de Especialização em  EDUCAÇÃO: ESPAÇOS E POSSIBILIDADES – na modalidade EAD, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense - IFSUL, da cidade de Pelotas RS no Polo da UAB de São Francisco de Paula RS.

 Custo: gratuito
 Duração do Curso: 18 meses
 Carga Horária Total: 590 horas
 Regime Escolar: Semestral
 Início do curso: 2014/1

Vagas: 30

Regime Escolar: Semestral

Início do curso: 2014/1

Duração: 18 meses de duração c/ a defesa de TCC

Componentes curriculares: 20 (ocorrem sempre dois componentes juntos)
 
Encontros presenciais a cada 2 meses nos polos (necessidade do aluno vir ao polo quinzenalmente e entrar em contato com o tutor presencial)

Data de abertura do edital: 26/01/2014 (através do site e do Jornal Zero Hora)

Período de Inscrições: 27/01/2014 (00:00) à 09:02/2014 (23:59)

Documentos necessários para a inscrição:
cópia autenticada de CPF, RG, Diploma (ou histórico + atestado de conclusão de curso)
cópia de comprovante de endereço
02 Fotos 3x4

Processo Seletivo (Questão dissertativa): 22/02/2014 às 17 horas no Polo da UAB de São Francisco de Paula

Início das aulas: 07/07/2014


Definição das áreas de conhecimento desenvolvidas no curso:
O curso pretende desenvolver um processo de educação continuada que privilegie a discussão permanente do movimento da profissão-professor, através de um currículo que permita uma abordagem que facilite um pensar educação amplo e dinâmico. Desta forma, o professor-docente poderá assumir sua função de agente qualificador da educação em nível de ensino médio, podendo assim, inferir de forma ativa e significativa nos processos educacionais vigentes, promovendo um qualificar(-se) contínuo que não se encerra ao final dos conhecimentos desenvolvidos neste curso, pelo contrário, apenas desencadeia um movimento de pensar a educação como um processo sempre inacabado e, portanto, passível de novas intervenções, novas movimentações, outras experimentações.
Procurando fornecer condições a prática da teoria curricular aqui proposta, foi elencado um conjunto de conhecimentos, cuja definição pretende colocar a área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias como peça de um jogo que entrecruza com outras peças, outras áreas de conhecimento, a saber: Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, constituindo assim, um jogo que produzir um “nosso” Ensino Médio. Todo esse trajeto será perpassado por questionamentos histórico-pedagógico-epistemológicos que podem favorecer uma formação (sempre) continuada.

Objetivo geral do curso:
Enfocar a formação dos professores através de uma abordagem coletiva contextualizada em atividades e intervenções no território da própria escola, buscando aproximar os processos da formação continuada da realidade do professor-aluno.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense-IFSUL:
É uma conceituada instituição de ensino que vem, desde 2008, se destacando por um trabalho sério e de vanguarda, caracterizado pela oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como educação superior, básica e tecnológica. A Instituição reúne elementos singulares para a definição de sua identidade, assumindo papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constrói uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade. Seu objetivo é implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social.

Parceria com a UAB SFP:
Com esta parceria, o Polo de São Francisco de Paula juntamente com a Administração Municipal proporcionará possibilidades e perspectivas de educação e cultura e para todas as pessoas, consolidando o direito de todos a uma educação de qualidade e de vanguarda, impulsionando o desenvolvimento e crescimento de nosso município nas mais diversas áreas de atuação.

Maiores informações através:
UAB- IFSul  Coordenadora geral: Profª. Beatriz Helena Zanotta Nunes                                   
E-mail: uab@ifsul.edu.br            
Fones: 53 2123 1170

Coordenadora do Curso:
Profª Drª Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas
Graduação: Pedagogia – Supervisão Escolar
Doutora em Linguística – Unesp - Araraquara
Telefone: (53) 2123-1127 (53) 2123-1144 (53) 2123-1127

Ou através do Centro de Apoio para a Educação a Distância
Polo da UAB de São Francisco de Paula/RS
Endereço: Rua Manoel Vicente Ferreira, 329, São Francisco de Paula/RS,
Fone/Fax: (54) 3244 1665