FAQ

O que é UAB?
UAB é a sigla para Universidade Aberta do Brasil, programa integrado por diversas universidades públicas que visa oferecer cursos de graduação e pós-graduação gratuitamente em cidades distantes dos grandes centros de ensino, através da educação a distância.

O que é o Polo Presencial da UAB?
É um espaço físico para a execução descentralizada de algumas funções didáticas e administrativas de cursos à distância, organizadas por concurso ou processo seletivo, de diversas instituições, com o apoio dos governos federal e municipal.

O que é CAED?
CAED é a sigla para Centro de Apoio a Educação a Distância, outro nome dado ao Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil. No CAED de São Francisco de Paula, o estudante terá acesso, além de suas aulas presenciais, a seminários, semanas acadêmicas, a biblioteca, aos laboratórios de informática e de matemática, atendimento com tutores, entre outros serviços.

O que são as IPES?
IPES são as Instituições Públicas de Ensino Superior que administram os cursos vinculados ao Polo da UAB. No Polo de São Francisco de Paula contamos com 5 IPES: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL).

Quem pode estudar na Universidade Aberta do Brasil?
Qualquer cidadão que conclua a educação básica, aprovado no processo seletivo atendendo aos requisitos exigidos pela instituição pública.

Como participar do processo seletivo dos cursos da UAB?
Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais, com aplicação de prova de vestibular. Sendo assim, a única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio. A realização das provas fica a critério das instituições públicas de ensino superior. Os interessados deverão procurar as informações diretamente no polo ou na instituição de interesse e verificar com os mesmos quando e como será o processo seletivo.Todos os processos seletivos que são abertos no Polo de São Francisco de Paula são noticiados neste mesmo site, na seção notícias.

Posso fazer dois cursos a distância em instituições diferentes?
A Lei 12.089/09 proíbe uma mesma pessoa ocupar simultaneamente mais de uma vaga como estudante em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Sobre o acúmulo de vagas em cursos de níveis diferentes, as instituições devem ser consultadas, tendo em vista o regimento interno de cada uma delas.

Os cursos a distância em algum momento são presenciais?

O Decreto nº 5.622/05 determina a obrigatoriedade de momentos presenciais nos cursos a distância, destinados às seguintes finalidades: avaliação dos estudantes; estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso. Cada curso e instituição pode definir momentos presenciais para outros tipos de atividades. As atividades presenciais obrigatórias realizam-se no polo de apoio presencial ou na própria sede da instituição, conforme determinação institucional. O aluno é responsável por comparecer às atividades presenciais, mantendo a frequência mínima exigida por cada instituição. Para conhecer as normas específicas que regulamentam cada curso, o aluno deve se informar junto à instituição de ensino ofertante.

Como faço para me transferir para outro Polo?

Consulte a instituição ofertante do curso no polo para o qual deseja se transferir. Os regimentos internos da IPES regulam tais procedimentos.

Como ser um tutor da UAB?

Os interessados em atuar no Sistema UAB como bolsistas (tutores) devem atender aos requisitos exigidos na Lei nº 11.273/2006. Caso os requisitos sejam atendidos procure o coordenador UAB de uma instituição participante do sistema e informe-se sobre o processo de seleção de tutores. As seleções de tutores para os cursos ofertados no Polo de São Francisco de Paula também são divulgadas na seção notícias do nosso site.

A UAB possui cursos de Mestrado ou Doutorado?

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) ainda não possui cursos na modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu.