Quem somos




O Centro de Apoio para a Educação à Distância de São Francisco de Paula, Polo de Apoio Presencial da UAB, Universidade Aberta do Brasil,  contando com o apoio da Prefeitura Municipal e da SMEC tem o objetivo de oportunizar, através da EAD (Educação à Distância)  novas perspectivas para o acesso de todos os indivíduos às diversas oportunidades de expansão e aperfeiçoamento profissional. 
Além disso, é uma forma de consolidação de direitos, cidadania e inclusão social. Preocupa-se em oportunizar espaços educativos de qualidade, que impulsionem o crescimento da nossa região. É uma realidade  de sucesso que está se confirmando a cada dia,  construindo proximidades e possibilidades de um futuro melhor! Como cita Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
O Polo da UAB/SFP é um centro de apoio presencial de Educação à Distância, que atende mais de 30 municípios da região, distribuídos entre: Região das Hortênsias, Rota Romântica, Região da Neve, Vale do Paranhana, Vale do Sinos e região metropolina de Porto Alegre, entre outros municípios.
Conta com um amplo e completo espaço físico para a execução descentralizada de funções didático-administrativas, numa parceria entre governo federal e prefeitura municipal, onde são oportunizados a todos os interessados cursos de extensão, técnicos, de licenciatura, de bacharelado e especializações. Desde sua criação (2007), o Polo da UAB/SFP ofereceu através das quatro Instituições de Ensino Superior com que atua, cursos de graduações, licenciaturas, especializações, além de vários cursos de extensão, oficinas e formação continuada, voltados aos professores da rede pública, atendendo mais de 500 alunos.


HISTÓRICO E LEIS DE CRIAÇÃO

Desde 2007 a Administração de São Francisco de Paula, através da  Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, implantou o projeto UAB – Universidade Aberta do Brasil, criado pelo MEC.
Para sediar os cursos oferecidos pelas Instituições Federais de Ensino Superior  parceiras, foi criado em São  Francisco de Paula o Centro de Apoio para a Educação a Distância – CAED/SFP, comumente chamado de Polo da UAB. Os trâmites legais referentes a criação, emenda, currículo, objetivos, cronogramas, efetivação, reconhecimento junto ao MEC, editais, seleção de professores, tutores presenciais e a distância e alunos,  dos cursos oportunizados são de responsabilidade das Universidades Federais, cabendo ao Polo, disponibilizar e controlar o espaço físico para que ocorram as atividades presenciais dos cursos na modalidade à distância (EAD) .
Portanto, é  um espaço acadêmico que conta com a infra-estrutura exigida pelo MEC para o bom desenvolvimento dos cursos. 
Cada polo de apoio presencial tem um coordenador geral além de uma estrutura básica administrativa, composta de secretária executiva, bibliotecária e técnico em informática. Cada curso possui seus tutores presenciais, cuja função principal é atender os alunos em questões relativas ao processo de aprendizagem e a prestação de orientação para que sejam atingidos os objetivos de formação em cada etapa. Estes tutores são selecionados pela IES da qual pertence o curso. 
Ao contrário de outros “Ensino a Distância”, este, no projeto UAB acontece, em sua maioria , num ambiente virtual de ensino-aprendizagem, chamado “moodle”. As tarefas são postadas neste ambiente, onde o aluno interage com o tutor  presencial e a distância, através de “fóruns” e “chats”. Além disso, há periodicamente, encontros presenciais, vídeo conferências e vídeo aulas, distribuição de material didático, conforme cada universidade determina. É  um processo de ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias  principalmente as telemáticas, como a Internet.

Alguns dados importantes
  • Instituída pelo Decreto 5 800 de 08 de junho de 2006 - instituiu o Sistema UAB
  • Finalidade: expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, na modalidade EaD, oferecer cursos de Licenciatura, extensão, aperfeiçoamento e especializações, para oferecer suporte aos professores do ensino público.
  • Assinatura do acordo de Cooperação Técnica: 30/06/2006
    ·         Lei nº 2487/2007, de 10 de outubro de 2007: Lei que dispõe sobre a criação do Núcleo de Tecnologia Educacional de São Fco de Paula, como órgão administrativo e de gestão do Polo Educacional de Ensino Superior a Distância do Município.
    ·         Projeto da SMEC: 2006:  proponentes:  Mercedes Gardey Sanchez  e Marcia Adriana de Carvalho. 
    ·         Em janeiro de 2007 ocorreu o I Seminário Nacional de coordenadores de polos de apoio presencial, em Brasília DF, onde foram traçadas as e expectativas de compromissos e desafios da UAB.


Iniciando 2021

No dia 08 de Janeiro deste 2021, recebemos a professora Rosa Maria Klipel Carvalhães, que ingressou no polo como coordenadora do referido local.
Sentimos que a mesma chegou com ânimo e alegria para trabalhar diante de um plano de ações envolvendo toda a equipe do nosso polo UAB, São Francisco de Paula, com assistência a docência, acadêmicos de São Chico, outros, tutores presenciais e à distância.
Contando sempre com a secretaria com apoio da Secretaria Municipal de Educação e oportunizando também o espaço à comunidade em geral.
Desta forma, desejamos a coordenadora muita luz em sua caminhada, buscando sempre o melhor para o alcance de seus objetivos profissionais nos diversos segmentos.

No mês de maio, nos reunimos como equipe assintente à docência e tutores de nosso polo UAB São Francisco de Paula para estarmos conhecendo a realidade e verdadeira situação de cada curso dos quais estão em andamento em 2021, como também partilhando com os presentes um encontro a nossa proposta de trabalho juntamente com as universidades parceiras e secretaria municipal de educação.
Encontros importantes e que com certeza estaremos proporcionando em outros momentos. Destacamos algumas atividades de infra estrutura de nosso prédio, necessitando uma atenção forte. Em alguns aspectos já estão sendo feitos os devidos reparos.
Ocorreu também em nosso polo, neste ano, a formatura do curso de Licenciatura em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Santa Maria e a formatura do curso de Licenciatura em Ensino da Filosofia pela UFPEL de forma online, onde tivemos acadêmicos de vários municípios que cursaram em nosso polo.
Fizemos também a entrega de certificados do curso de Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas.
Sentimos que toda a nossa equipe encontra-se engajada fazendo parte deste trabalho tão importante.
Desta forma, contamos com a participação de toda comunidade nos eventos e cursos disponibilizados pelo nosso polo.







O Polo da UAB de São Francisco de Paula foi classificada com o parecer AA – Apto, através da visita de monitoramento in loco, realizada no início de 2013, conforme consta expresso através do Comunicado DED/CAPES, relacionado no Anexo III de 10 de abril de 2013, que trata sobre o processo de monitoramento e efetivação dos Polos, que pode ser consultada na plataforma virtual SISUAB / ATUAB.