segunda-feira, 2 de março de 2015

ATENÇÃO ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA- FURG



Bem vind@s discentes do curso de História Licenciatura EaD da Universidade Federal do Rio Grande,
É com grande satisfação que iniciamos nossas atividades nesse ano de 2015. Nesse início de ano letivo temos algumas informações importantes para tod@s.
@s discentes matriculad@s precisarão confirmar suas matriculas no primeiro dia de aula presencial, conforme o cronograma de polos que segue abaixo:
1ª VIAGEM AOS POLOS – COORDENAÇÃO e ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

POLOS
DATA/ HORÁRIO
SLS
12/03 (18:45)
NH
13/03 (18:45)
SAPI
14/03 (9:00)
SAP
14/03 (20h)
SFP
14/03 (15h)
CS
20/03 (14h)


SLS= São Lourenço do Sul
SAPI= Sapiranga
NH= Novo Hamburgo
CS= Cachoeira do Sul
SAP= Santo Antonio da Patrulha
SFP= São Francisco de Paula


As aulas serão diárias pela plataforma Moodle, mas, o acesso será realizado apenas no primeiro dia de aula presencial.
Para os discentes que estão na suplência, informamos que as matrículas serão realizadas conforme edital divulgado, entre os dias 9 a 13/03, nos pólos.
Em breve nossos professores e coordenação entrarão em contato por e-mail com @s discentes já matriculad@s. Outros dados sobre a estrutura de nosso curso estão apresentados a seguir:
HISTÓRIA LICENCIATURA – EaD

A proposta deste curso está pautada no entendimento de que o currículo é uma construção histórica e política, portanto, produto de uma relação social. O currículo se constitui de ideias, abstrações, experiências e práticas tangenciadas pela memória.

Caracterização do Curso

Regime Escolar
Matrícula por Disciplina– Semestral
Turno de
Funcionamento
De acordo com as necessidades dos alunos
N° de Vagas/Ano
36 vagas em cada um dos 6 polos, totalizando 216 acadêmicos
N° de Turmas
1 em cada Polo, totalizando 6 turmas
Titulação Proposta
Licenciado em História


Regiões de abrangência e número de vagas por polos

POLOS
NÚMERO DE VAGAS
São Lourenço do Sul
36
Santo Antônio da Patrulha
36
Sapiranga
36
São Francisco de Paula
36
Novo Hamburgo
36
Cachoeira do Sul
36


Distribuição da carga horária do curso
Disciplinas
Carga Horária
Mínima e Obrigatória
Número de
Créditos
Conteúdos curriculares de natureza científico-cultural
2250
150
Prática como componente curricular
405
27
Estágio curricular supervisionado
405
27
Outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais
210
14
TOTAL
3270
218


Perfil do Profissional

O Curso proposto visa à formação do professor de História para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com competência ética, política, técnica e estética e com habilidades e conhecimentos que lhe permitam atuar com uma visão orgânica da História.
Visa-se a convivência com a pluralidade e as diferenças sociais e culturais e o desenvolvimento de um perfil de professor pesquisador da própria prática capaz de constante avaliação crítica a respeito de suas ações.

Objetivos do curso

Objetivo geral
Aprimorar o conhecimento histórico na sua mais ampla abrangência, buscando formar profissionais capacitados ao Magistério na área de História da Educação Básica e Profissionalizante e, dentro de uma visão multidisciplinar, preparando o profissional para o mundo do trabalho e para o exercício da docência comprometida com os valores humanos. O Curso de História Licenciatura da FURG tem por missão formar professores de História com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para o exercício da profissão em diferentes espaços, tanto públicos quanto privados. Sua atuação deve primar sobretudo pelo compromisso ético da profissão.

Objetivos específicos
O curso de História Licenciatura deverá capacitar os educandos para:
a. Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
b. Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
c. Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como suas inter-relações;
d. Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
e. Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
f. Promover a pesquisa histórica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de “fazer história” consagradas pela historiografia
g. desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional
h. estimular a capacitação dos licenciandos para dialogarem com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação mais completa e problematizadora das temáticas educacionais.



Plano de implementação das disciplinas


O Curso de Graduação em Licenciatura em História na modalidade a distância tem o seguinte Plano de Implementação de suas disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:

Núcleo Estruturante


Disciplinas

Unidades

Localização QSL








Formação Docente
Alfabetização digital
C3
1º semestre
Elementos Filosóficos da Educação
IE
1º semestre
Elementos Sociológicos da Educação
ICHI
7º semestre
Psicologia da Educação
ICHI
2º semestre
Didática
IE
3º semestre
Libras I
ILA
3º semestre
Libras II
ILA
4º semestre
Produção Textual
ILA
1º semestre
Políticas Públicas
IE
2º semestre
Metodologia do Ensino de História
ICHI
4º semestre
Práticas Pedagógicas
ICHI
5º semestre
Práticas de Pesquisa e de Extensão
ICHI
5º semestre
História e leitura
ICHI
6º semestre
Estágio Supervisionado I
ICHI
6º semestre
Estágio Supervisionado II
ICHI
7º semestre
Seminário integrador de aprendizagem
ICHI
7º semestre
Trabalho de construção de aprendizagem
ICHI
8º semestre




Sociedade e cultura
As práticas do ofício do historiador
ICHI
1º semestre
História, mídia, identidade e diversidade
ICHI
2º semestre
Oralidade, memória e patrimônio cultural
ICHI
1º semestre
Cidades: narrativas, fluxos e sentidos I
ICHI
2º semestre
História e arte
ICHI
2º semestre
Escola e sociedade
ICHI
3º semestre
Cidades: narrativas, fluxos e sentidos II
ICHI
3º semestre
Teoria e metodologia da História
ICHI
3º semestre
O mundo do trabalho em diferentes sociedades
ICHI
4º semestre
História e ambiente
ICHI
4º semestre
Escrita da História: tendência e debates
ICHI
4º semestre





Estado e poder
Os Estados e as relações
de poder no mundo contemporâneo
ICHI
5º semestre
Cultura Afro-brasileira
ICHI
5º semestre
História e cultura indígena na América
ICHI
5º semestre
Economia e sociedade regional
ICHI
6º semestre
Os Estados e as relações de poder no Brasil
ICHI
6º semestre
História e relações de gênero
ICHI
6º semestre
Os Estados e as relações de poder na América Contemporânea
ICHI
7º semestre
Diversidade cultural e relações étnico-raciais
ICHI
7º semestre
História, política e ideologia no tempo presente
ICHI
8º semestre