Bem
vind@s discentes do curso de História Licenciatura EaD da
Universidade Federal do Rio Grande,
É
com grande satisfação que iniciamos nossas atividades nesse ano de
2015. Nesse início de ano letivo temos algumas informações
importantes para tod@s.
@s
discentes matriculad@s precisarão confirmar suas matriculas no
primeiro dia de aula presencial, conforme o cronograma de polos que
segue abaixo:
1ª
VIAGEM AOS POLOS – COORDENAÇÃO e ALFABETIZAÇÃO DIGITAL
|
|
POLOS
|
DATA/
HORÁRIO
|
SLS
|
12/03
(18:45)
|
NH
|
13/03
(18:45)
|
SAPI
|
14/03
(9:00)
|
SAP
|
14/03
(20h)
|
SFP
|
14/03
(15h)
|
CS
|
20/03
(14h)
|
SLS=
São Lourenço do Sul
SAPI=
Sapiranga
NH=
Novo Hamburgo
CS=
Cachoeira do Sul
SAP=
Santo Antonio da Patrulha
SFP=
São Francisco de Paula
As
aulas serão diárias pela plataforma Moodle, mas, o acesso será
realizado apenas no primeiro dia de aula presencial.
Para
os discentes que estão na suplência, informamos que as matrículas
serão realizadas conforme edital divulgado, entre os dias 9 a 13/03,
nos pólos.
Em
breve nossos professores e coordenação entrarão em contato por
e-mail com @s discentes já matriculad@s. Outros dados sobre a
estrutura de nosso curso estão apresentados a seguir:
HISTÓRIA
LICENCIATURA – EaD
A proposta deste curso
está pautada no entendimento de que o currículo é uma construção
histórica e política, portanto, produto de uma relação social.
O currículo se constitui de ideias, abstrações, experiências
e práticas tangenciadas pela memória.
Caracterização do
Curso
Regime
Escolar
|
Matrícula
por Disciplina– Semestral
|
Turno
de
Funcionamento
|
De
acordo com as necessidades dos alunos
|
N°
de Vagas/Ano
|
36
vagas em cada um dos 6 polos, totalizando 216 acadêmicos
|
N°
de Turmas
|
1
em cada Polo, totalizando 6 turmas
|
Titulação
Proposta
|
Licenciado
em História
|
Regiões de
abrangência e número de vagas por polos
POLOS
|
NÚMERO
DE VAGAS
|
São
Lourenço do Sul
|
36
|
Santo
Antônio da Patrulha
|
36
|
Sapiranga
|
36
|
São
Francisco de Paula
|
36
|
Novo
Hamburgo
|
36
|
Cachoeira
do Sul
|
36
|
Distribuição da
carga horária do curso
Disciplinas
|
Carga
Horária
Mínima
e Obrigatória
|
Número
de
Créditos
|
Conteúdos
curriculares de natureza científico-cultural
|
2250
|
150
|
Prática
como componente curricular
|
405
|
27
|
Estágio
curricular supervisionado
|
405
|
27
|
Outras
formas de atividades acadêmico-científico-culturais
|
210
|
14
|
TOTAL
|
3270
|
218
|
Perfil do
Profissional
O Curso proposto visa à
formação do professor de História para atuar nos anos finais do
Ensino Fundamental e no Ensino Médio com competência ética,
política, técnica e estética e com habilidades e conhecimentos que
lhe permitam atuar com uma visão orgânica da História.
Visa-se a convivência
com a pluralidade e as diferenças sociais e culturais e o
desenvolvimento de um perfil de professor pesquisador da própria
prática capaz de constante avaliação crítica a respeito de suas
ações.
Objetivos do curso
Objetivo
geral
Aprimorar
o conhecimento histórico na sua mais ampla abrangência, buscando
formar profissionais capacitados ao Magistério na área de História
da Educação Básica e Profissionalizante e, dentro de uma visão
multidisciplinar, preparando o profissional para o mundo do trabalho
e para o exercício da docência comprometida com os valores humanos.
O Curso de História Licenciatura da FURG tem por missão formar
professores de História com uma visão crítica da sociedade,
capacitando-os para o exercício da profissão em diferentes espaços,
tanto públicos quanto privados. Sua atuação deve primar sobretudo
pelo compromisso ético da profissão.
Objetivos
específicos
O
curso de História Licenciatura deverá capacitar os educandos para:
a.
Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a
construção de categorias para a investigação e a análise das
relações sócio-históricas;
b. Problematizar,
nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos,
a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
c. Conhecer as
informações básicas referentes às diferentes épocas históricas
nas várias tradições civilizatórias assim como suas
inter-relações;
d. Transitar pelas
fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
e. Desenvolver a
pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no
âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus,
em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de
políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
f. Promover a
pesquisa histórica com base em pressupostos teórico-metodológicos
renovados, analisando as várias formas de “fazer história”
consagradas pela historiografia
g. desenvolver
habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação
básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área
educacional
h. estimular a
capacitação dos licenciandos para dialogarem com as demais
licenciaturas, favorecendo uma formação mais completa e
problematizadora das temáticas educacionais.
Plano de
implementação das disciplinas
O Curso de Graduação em
Licenciatura em História na modalidade a distância tem o seguinte
Plano de Implementação de suas disciplinas, considerando os
períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:
Núcleo
Estruturante
|
Disciplinas
|
Unidades
|
Localização
QSL
|
Formação
Docente
|
Alfabetização
digital
|
C3
|
1º
semestre
|
Elementos
Filosóficos da Educação
|
IE
|
1º
semestre
|
|
Elementos
Sociológicos da Educação
|
ICHI
|
7º
semestre
|
|
Psicologia
da Educação
|
ICHI
|
2º
semestre
|
|
Didática
|
IE
|
3º
semestre
|
|
Libras
I
|
ILA
|
3º
semestre
|
|
Libras
II
|
ILA
|
4º
semestre
|
|
Produção
Textual
|
ILA
|
1º
semestre
|
|
Políticas
Públicas
|
IE
|
2º
semestre
|
|
Metodologia
do Ensino de História
|
ICHI
|
4º
semestre
|
|
Práticas
Pedagógicas
|
ICHI
|
5º
semestre
|
|
Práticas
de Pesquisa e de Extensão
|
ICHI
|
5º
semestre
|
|
História
e leitura
|
ICHI
|
6º
semestre
|
|
Estágio
Supervisionado I
|
ICHI
|
6º
semestre
|
|
Estágio
Supervisionado II
|
ICHI
|
7º
semestre
|
|
Seminário
integrador de aprendizagem
|
ICHI
|
7º
semestre
|
|
Trabalho
de construção de aprendizagem
|
ICHI
|
8º
semestre
|
|
Sociedade
e cultura
|
As
práticas do ofício do historiador
|
ICHI
|
1º
semestre
|
História,
mídia, identidade e diversidade
|
ICHI
|
2º
semestre
|
|
Oralidade,
memória e patrimônio cultural
|
ICHI
|
1º
semestre
|
|
Cidades:
narrativas, fluxos e sentidos I
|
ICHI
|
2º
semestre
|
|
História
e arte
|
ICHI
|
2º
semestre
|
|
Escola
e sociedade
|
ICHI
|
3º
semestre
|
|
Cidades:
narrativas, fluxos e sentidos II
|
ICHI
|
3º
semestre
|
|
Teoria
e metodologia da História
|
ICHI
|
3º
semestre
|
|
O
mundo do trabalho em diferentes sociedades
|
ICHI
|
4º
semestre
|
|
História
e ambiente
|
ICHI
|
4º
semestre
|
|
Escrita
da História: tendência e debates
|
ICHI
|
4º
semestre
|
|
Estado
e poder
|
Os
Estados e as relações
de
poder no mundo contemporâneo
|
ICHI
|
5º
semestre
|
Cultura
Afro-brasileira
|
ICHI
|
5º
semestre
|
|
História
e cultura indígena na América
|
ICHI
|
5º
semestre
|
|
Economia
e sociedade regional
|
ICHI
|
6º
semestre
|
|
Os
Estados e as relações de poder no Brasil
|
ICHI
|
6º
semestre
|
|
História
e relações de gênero
|
ICHI
|
6º
semestre
|
|
Os
Estados e as relações de poder na América Contemporânea
|
ICHI
|
7º
semestre
|
|
Diversidade
cultural e relações étnico-raciais
|
ICHI
|
7º
semestre
|
|
História,
política e ideologia no tempo presente
|
ICHI
|
8º
semestre
|